Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Workshop de Arqueologia e Empreendimentos Viários

Publicado: Quarta, 13 de Janeiro de 2016, 14h28 | Última atualização em Sexta, 29 de Janeiro de 2016, 11h34

BANNER01 W

 

Tema: Arqueologia e Patrimônio Cultural no licenciamento ambiental de empreendimentos de infraestrutura de transportes.

Objetivo: Debater problemas e dificuldades na elaboração dos estudos e execução de programas de Arqueologia e Patrimônio Cultural, no âmbito do Licenciamento Ambiental de empreendimentos de infraestrutura de transportes, visando obter melhor compreensão do processo e identificar possíveis melhorias.

 

 

 

 


BANNER informacoes W

(Início)

Foi realizado, no dia 27 de janeiro de 2016, o "Workshop de Arqueologia e Empreendimentos Viários". No encontro, ocorrido no auditório do Ministério dos Transportes, foram debatidos problemas e dificuldades na elaboração dos estudos e execução de programas de Arqueologia e Patrimônio Cultural, no âmbito do Licenciamento Ambiental de empreendimentos de infraestrutura de transportes.

O workshop foi organizado pela Assessoria Socioambiental do Ministério dos Transportes, com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT e Empresa de Planejamento e Logística - EPL. A abertura foi realizada pelo Secretário de Política Nacional de Transportes, Herbert Drummond, que destacou a importância de debater um tema que tem ganhado cada vez mais relevância na execução de obras de infraestrutura de transportes.

O Professor Dr. Marcos Albuquerque, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, apresentou, com exemplos práticos, como ocorre, em campo, a execução dos estudos e programas de arqueologia e as dificuldades encontradas pelos arqueólogos. O Coordenador de Pesquisa e Licenciamento do Centro Nacional de Arqueologia do IPHAN, Danilo Curado, detalhou aspectos metodológicos dos estudos e programas apresentados ao IPHAN no âmbito do Processo de Licenciamento. Os analistas Emerson da Silva e Luiza Helena Almeida expuseram as dificuldades encontradas na elaboração dos estudos e programas de arqueologia, sob a ótica do DNIT e a EPL, respectivamente.

Com o evento foi possível obter uma melhor compreensão do assunto e identificar possíveis melhorias, sendo um importante passo para o fortalecimento do diálogo interinstitucional.

O evento contou com a presença de mais de 100 participantes. Estiveram presentes representantes de todas as secretarias do Ministério dos Transportes, DNIT, VALEC, ANTT, EPL, Casa Civil, Concessionárias de Rodovias e Ferrovias, IPHAN, IBAMA, profissionais da área de meio ambiente e arqueologia.

 

BANNER programacao W

 (Início)

9:30 – 10:00 -  Recepção e Abertura

10:00 – 11:30 -  Arqueologia e Patrimônio Cultural no licenciamento ambiental de empreendimentos de infraestrutura de transportes
Palestrante: Professor Marcos Antônio Gomes de Mattos de Albuquerque - UFPE

11:30 – 12:00 -  Perguntas

12:00 - 14:00 -  Intervalo para almoço

14:00 – 15:00 -  Qualidade dos estudos e programas apresentados ao IPHAN
Palestrante: Danilo Curado - Coordenador de Pesquisa e Licenciamento (Centro Nacional de Arqueologia / IPHAN)

15:00 – 16:30 Dificuldades encontradas na elaboração dos estudos e programas de arqueologia
Representantes do DNIT e EPL

16:30 – 16:45 Intervalo

16:45 – 17:30 -  Mesa redonda:
Debate sobre os procedimentos e possíveis melhorias na execução dos estudos e programas de arqueologia

Informações pelo telefone: (61)2029-7122 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   

 

apoiadores

registrado em:
Fim do conteúdo da página