Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
9 DE NOVEMBRO

Secretário Executivo destaca ampliação do setor portuário em 5º Encontro ATP - 2019

Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2018, 16h33 | Última atualização em Sexta, 09 de Novembro de 2018, 16h40

Realizado há cinco anos consecutivos, evento representa ponto de avanço para questões portuárias fundamentais, como modernização e parcerias

Nessa quinta-feira (08/11), em Brasília, diversas organizações públicas e privadas compareceram ao 5º Encontro ATP – 2019: O início de um novo ciclo – Perspectivas econômicas e desafios para a infraestrutura brasileira. O encontro teve como objetivo fomentar a participação de gestores públicos e privados, especialistas, técnicos e operadores para, juntos, identificarem os processos de aperfeiçoamento da infraestrutura de transporte.

WhatsApp Image 2018 11 09 at 15.35.19Foto: Alberto Ruy/ASCOM

Durante o encontro, o secretário Executivo do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Herbert Drummond, destacou as diretrizes de atuação do ministério, que, ampliam parcerias privadas, fortalecem o planejamento integrado, a desburocratização e modernização de normativos. Além disso, essa atuação adota critérios técnicos para priorização de investimentos públicos, além de formatar uma carteira de projetos para execução futura. Para o secretário, o desafio maior é continuar a modernização e ampliação do setor junto com um diálogo permanente com os órgãos de controle. “Otimizamos os investimentos públicos e elevamos os níveis de investimentos privados para assegurar a manutenção, modernização e ampliação do setor portuário. Além disso, aprofundamos o diálogo com os órgãos de controle. É muito importante que possamos, juntos, fazer esse aprofundamento”, destacou o secretário. 

RESULTADOS - a atuação do ministério no setor resultou na retomada dos investimentos portuários e dragagens, com ações já concluídas, como a dragagem dos Portos de Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Itajaí (SC), Maceió (AL), Fortaleza (CE) e Paranaguá (PR), além do alinhamento do Berço 3 do Porto do Itajaí, o reforço do Cais do Porto de Santos (SP) e Berço 108 do Porto do Itaqui (MA). Também, em andamento, segue a dragagem de Santos e Rio Grande (RS). O ministério promoveu, ainda, a agilização do processo de autorização para novos investimentos, com 40 contratos de adesão assinados entre maio de 2016 e outubro de 2018.

Assessoria de Comunicação
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

registrado em:
Fim do conteúdo da página