Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Banco de Dados - concessão de aeroportos

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 15h55 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 16h35

 

O Banco de Dados das concessões de aeroportos contém arquivos digitais com dados e informações acerca de contratos, patrimônio, engenharia, navegação aérea, meio ambiente, planos diretores e outros. Está disponível no endereço eletrônico ftp://ftpaeroportos.transportes.gov.br (clique no endereço para visualizar).

 

ATENÇÃO: recomendamos que a cópia dos arquivos disponibilizados seja realizada por meio de um software cliente FTP, conforme instruções a seguir, em virtude de sua quantidade e tamanho.

 

INSTRUÇÕES PARA CÓPIA DOS ARQUIVOS DISPONIBILIZADOS NO BANCO DE DADOS DE CONCESSÕES DE AEROPORTOS:

1) Instale um software cliente FTP. Recomendamos o Filezilla, gratuito, disponível em https://filezilla-project.org/. Escolha "Filezilla Client" conforme a versão de seu sistema operacional.

2) Após a instalação, abra o software. Na tela principal, insira o endereço ftpaeroportos.transportes.gov.br no campo "Host", conforme a imagem abaixo, deixando em branco os campos "Nome de usuário", "Senha" e "Porta". Clique em "Conexão rápida".

3) A conexão ao servidor FTP será registrada no campo abaixo de "Host". Sendo bem sucedida, aparecerá a mensagem "Listagem do diretório "/" bem sucedida". Os diretórios com os arquivos do servidor FTP aparecerão à direita, enquanto os diretórios do computador do usuário estarão à esquerda. (vide imagem abaixo; os diretórios apresentados são meramente ilustrativos)

4) Selecione os diretórios ou arquivos do servidor FTP que deseja copiar e copie-os para o diretório desejado em seu computador. Você pode fazer isso de duas maneiras:

          1. Arraste os arquivos ou diretórios para a pasta desejada; ou

          2. Clique com o botão direito do mouse e, sem seguida, clique em "Baixar". O arquivo será copiado para o diretório que consta do caminho "Endereço local" na tela do software.

 

5) Caso encontre a seguinte mensagem de erro:

Estado: A resolver o endereço de ftpaeroportos.transportes.gov.br
Estado: Conectando 200.198.212.178:21...
Estado: Conexão estabelecida, esperando mensagem de boas-vindas...
Resposta: 220 Bem Vindo ao FTP Aeroportos.
Comando: AUTH TLS
Erro: Não foi possível conectar ao servidor

 

Realize o seguinte procedimento: No Filezilla, clique em "Arquivo" e, em seguida, "Gerenciador de Sites". Clique em "Novo Site" e no campo "Host", na aba "Geral", escreva ftpaeroportos.transportes.gov.br . Selecione "Usar somente FTP simples (inseguro)" no campo "Criptografia". Mantenha o tipo de logon como anônimo. Clique conectar e siga os passos anteriores para transferência de arquivos. Quando quiser se conectar ao servidor FTP novamente, basta selecionar a configuração de site realizada e clicar "Conectar".

 

6) Em caso de dúvidas, entre em contato com o Departamento de Políticas Regulatórias - DPR Secretaria Nacional de Aviação Civil - SAC/MTPA por meio do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fim do conteúdo da página