Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Carga

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2017, 11h17 | Última atualização em Quarta, 01 de Agosto de 2018, 18h14

 

 

Transporte de Carga

O transporte de carga no Brasil ocorre por diferentes modos, dependendo das características geográficas, da oferta de infraestrutura e do volume a ser transportado. Quando o foco da carga é o mercado interno é muito comum sua distribuição pelo modo rodoviário, devido a capilaridade da infraestrutura  e o menor volume de carga a ser transportada para diferentes pontos do Brasil. No entanto, quando se trata de exportação/importação  modos de transporte mais robustos são utilizados com maior freqüência, permitindo o uso da malha multimodal (rodoviária, ferroviária, hidroviária, dutoviária e portuária), de acordo com a oferta da infraestrutura no país. O transporte aéreo, no entanto, tem sido muito utilizado para o transporte de mercadoria de alto valor agregado ou produtos perecíveis.

A seguir serão apresentadas as características dos principais grupos de mercadorias transportadas no Brasil e suas particularidades quando transportadas para atendimento ao consumo interno ou ao comércio exterior.

Carga Geral: são produtos transportados em embalagens, ensacados, unitizados ou em contêineres. Esse grupo de mercadoria representa uma carga bastante diversificada e predomínio de produtos industrializados, com destino ao comércio ou centros de integração logística. Exemplos: eletrodomésticos, eletrônicos, vestuário, material de limpeza e higiene, carnes, ferro, aço, plásticos, veículos e suas peças.

Granel Sólido Agrícola: são produtos agrícolas transportados em granel. As mercadorias mais representativas desse grupo são a soja, o farelo de soja e o milho.

Granel Sólido Mineral: são produtos minerais transportados em granel. As mercadorias mais representativas desse grupo são: minério de ferro, bauxita, sal, cimento.

Granel Líquido: são produtos líquidos transportados em tanques. As mercadorias mais representativas desse grupo são: petróleo, combustíveis, químicos,  óleos vegetais.

rodapenac

registrado em:
Fim do conteúdo da página