Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Carga

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2017, 11h17 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2017, 11h00

Transporte de Carga

O transporte de carga no Brasil ocorre por diferentes modos, dependendo das características geográficas, da oferta de infraestrutura e do volume a ser transportado. Quando o foco da carga é o mercado interno é muito comum sua distribuição pelo modo rodoviário, devido a capilaridade da infraestrutura  e o menor volume de carga a ser transportada para diferentes pontos do Brasil. No entanto, quando se trata de exportação/importação  modos de transporte mais robustos são utilizados com maior freqüência, permitindo o uso da malha multimodal (rodoviária, ferroviária, hidroviária, dutoviária e portuária), de acordo com a oferta da infraestrutura no país. O transporte aéreo, no entanto, tem sido muito utilizado para o transporte de mercadoria de alto valor agregado ou produtos perecíveis.

A seguir serão apresentadas as características dos principais grupos de mercadorias transportadas no Brasil e suas particularidades quando transportadas para atendimento ao consumo interno ou ao comércio exterior.

 

Carga Geral

são produtos transportados em embalagens, ensacados, unitizados ou em contêineres. Esse grupo de mercadoria representa uma carga bastante diversificada e predomínio de produtos industrializados, com destino ao comércio ou centros de integração logística. Exemplos: eletrodomésticos, eletrônicos, vestuário, material de limpeza e higiene, carnes, ferro, aço, plásticos, veículos e suas peças.

cgmercint

cgcomercext

Granel Sólido Agrícola

são produtos agrícolas transportados em granel. As mercadorias mais representativas desse grupo são a soja, o farelo de soja e o milho.

gsamercint 

gsacomercext

Granel Sólido Mineral

são produtos minerais transportados em granel. As mercadorias mais representativas desse grupo são: minério de ferro, bauxita, sal, cimento.

gsnamercint 

gsnacomercext

Granel Líquido

são produtos líquidos transportados em tanques. As mercadorias mais representativas desse grupo são: petróleo, combustíveis, químicos,  óleos vegetais.

glmercint

glcomercext 

 

rodapecarga 

 

 

 

rodapenac

registrado em:
Fim do conteúdo da página