Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Baixe as Bases Geográficas

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2017, 11h17 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2017, 13h49

Os dados espaciais são observações documentadas ou resultados da medição. A disponibilidade dos dados oferece oportunidades para a obtenção de informações. Os dados podem ser obtidos pela percepção, através dos sentidos (por exemplo, observação), ou pela execução de um processo de medição. Nesta seção descreveu - se quais são as características dos dados utilizados nos sistemas de informação geográfica – GIS.

Uma base de dados geográfica é um depósito de fatos ou conceitos do mundo real que possuem atributos convencionais e atributos espaciais que descrevem sua forma e indicam sua localização na Terra (sobre/sob).

O depósito de dados espaciais ocorre tanto na forma de sistemas de arquivos como na de sistemas de banco de dados. Como no sistema de banco de dados, existem diversas vantagens comparadas ao sistema mais tradicional de armazenamento de dados espaciais. A grande maioria dos aplicativos SIG ainda trabalha com sistemas de arquivos, perdendo assim todas as vantagens de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados). Ao utilizar um sistema de banco de dados, é primordial que os atributos convencionais e espaciais estejam relacionados, para que, a partir de tais dados, o usuário consiga encontrar determinada informação. Além disso, o banco de dados permite o relacionamento entre as entidades espaciais.

Sendo assim, a expressão "banco de dados espacial" pode ser usada quando se quer utilizar um repositório de dados com relações entre as entidades espaciais que descrevam a localização no espaço e sua forma de representação, nas notações de área, linha ou ponto.

Um banco de dados espacial é um dos principais componentes de um SIG, pois é nele que estão armazenados as referências da relação do dado com o mundo real, principalmente no que tange à geografia. Por meio do banco de dados espacial é possível um SIG realizar processamentos geométricos, análise espacial e fazer relação entre dados convencionais e espaciais.

Aqui você encontra a relação de todas as bases Geográficas produzidas pelo Banco de Informações de Transportes e informações sobre as bases utilizadas de outras instituições.

Baixe aqui as bases:

Icone rodo  Icone ferro  Icone hidro

Icone portos  Icone aero  Icone dutos

 

As demais bases utilizadas nos mapas temáticos podem ser encontradas nos seguintes sites:

Base hidroviária

Base de gasodutos, oleodutos e refinarias

Camada de estados, américa do sul, capitais e cidades

www.ibge.com.br

www.conab.com.br

rodapedown

registrado em:
Fim do conteúdo da página