PREPARE-SE
PARA A VIAGEM

  • Comprando uma passagem aérea

    Você pode comprar diretamente no site das companhias aéreas, em agências de turismo online ou em lojas físicas. No resultado de busca de passagens, o valor encontrado apresentará o preço do bilhete + todas as taxas e impostos daquela compra. Ou seja, já na oferta você saberá o valor total que vai pagar.

  • Preenchimento dos dados pessoais: etapa mais importante da compra

    Por questões de segurança, caso haja qualquer erro na grafia do nome que consta no bilhete, você poderá ser impedido de prosseguir viagem. Mas, em voos domésticos, você poderá solicitar alteração sem custo. Em voos internacionais interline (prestado por mais de uma empresa aérea), cada empresa define se a alteração tem ônus.

    Lembre-se: o bilhete é pessoal e intransferível.

  • Contrato: leia os termos e condições de compra!!!!

    Antes de finalizar a compra, aparecerá o seu contrato de transporte. Leia com bastante atenção! Nele, estão todas as regras firmadas entre você e a empresa aérea. Também é possível confirmar quais são as regras para devolução de passagem, reembolso, quantos quilos e o tamanho da bagagem que você poderá transportar, entre outros. No momento da compra, essas informações aparecem para você ler e concordar com os termos. Em seguida, você receberá um e-mail apenas com o resumo da compra e o código localizador da passagem. Leia e confirme se as informações estão corretas. Caso perceba algum erro procure imediatamente a companhia aérea.

  • Comprei e achei uma passagem com o preço menor. E agora?

    Não tem problema. Após receber o comprovante da compra da passagem, você tem até 24 horas para desistir sem custo, desde que o seu voo esteja marcado para acontecer com, no mínimo, SETE dias de antecedência.

  • Documentação

    Ao se preparar para a viagem, verifique a documentação necessária para você e seus acompanhantes, especialmente menores de idade. Em voos internacionais, confira as exigências de vacinas e demais regras para estadia no País também.

  • Arrumando as malas

    Você pode levar dois tipos de bagagens no voo. A bagagem de mão pode ter no mínimo 10 quilos e será transportada junto com você no avião. A quantidade de volumes e o tamanho de mala permitido estarão no seu contrato de transporte. Muita atenção a isso! Por medidas de segurança, não entram na mala de mão objetos cortantes, frascos com líquidos com mais de 100 ml e produtos inflamáveis ou explosíveis.

  • Vai despachar a sua bagagem?

    As empresas aéreas poderão oferecer franquias de bagagem diferenciadas no momento da compra da passagem ou nos balcões de check-in durante o embarque. No seu contrato estão especificados o peso, a quantidade de volumes e o tamanho da mala que você pode despachar.

    DICA: se puder, pese sua bagagem antes de sair de casa para assegurar que ela está dentro do limite que você contratou.

O Embarque

  • Faça seu check-in

    O check-in pode ser feito no próprio aeroporto (autoatendimento ou balcão da companhia) ou online. Geralmente, as companhias aéreas abrem o check-in online com 72h de antecedência do voo ou entre 4h e 2h de antecedência nos balcões. Não deixe para a última hora, pois o horário de fechamento do check-in pode variar de uma companhia para outra e de voo doméstico para o internacional.

  • Perdi a ida e quero manter minha volta. E agora?

    Se você não conseguir chegar a tempo para embarcar no voo de ida em uma reserva de voo doméstico do tipo “ida e volta”, solicite para a empresa que mantenha o seu retorno.

    ATENÇÃO!!! O aviso tem que ser feito até o horário da partida do voo de ida para que não tenha custos.

  • Mudei de idéia. Quero remarcar ou cancelar

    Você pode solicitar remarcação, cancelamento ou reembolso da sua passagem. Nesse caso, as taxas cobradas pela empresa aérea não poderão ser maiores que o valor que você pagou pela passagem, mesmo que ela seja promocional. Esse reembolso ou estorno deverá ocorrer em até 7 dias depois de sua solicitação de cancelamento.

    LEMBRE-SE: as tarifas de embarque devem ser sempre devolvidas ao passageiro que não embarcou, seja em caso de reembolso ou de cancelamento.

Chegada
Ao Destino

  • Como pego a minha bagagem?

    Ao desembarcar, você deve ir até a esteira assinalada com o número do seu voo e aguardar a chegada da sua bagagem. Antes de sair da área de desembarque verifique as condições da sua mala e certifique-se que esta é a sua bagagem. Caso perceba algum dano ou violação da sua bagagem, informe a empresa aérea em até 7 dias.

  • Minha bagagem não chegou. O que eu faço?

    Primeiramente você deve informar a empresa aérea. Após o aviso, a empresa terá até 7 dias para encontrar e devolver a sua bagagem, em voos domésticos, e até 21 dias em voos internacionais. Se a sua bagagem não for devolvida nesses prazos, a empresa vai indenizá-lo em até 7 dias.

Quer saber mais sobre as novas normas?
Acesse nosso Perguntas e Respostas

RECLAMAÇÕES? Veja como proceder

Ao comprar a passagem você faz um contrato de serviço com a empresa aérea. Se você se sentir prejudicado durante a prestação do serviço, procure a companhia aérea para fazer uma reclamação e reivindicar o seu direito. Você também pode acionar a empresa pelo site www.consumidor.gov.br, uma alternativa governamental para a resolução de conflitos de consumo via internet.

Lá você registra sua reclamação e, a partir daí, conta-se o prazo de 10 dias para a empresa analisar e responder a reclamação. Depois disso, você pode classificar como RESOLVIDA OU NÃO. Ou seja, “você se manifesta, a empresa responde, você avalia e todos monitoram”.

Se mesmo assim o problema não for resolvido, procure os órgãos de defesa do consumidor ou o próprio Poder Judiciário. Caso você identifique alguma prática abusiva por parte da empresa aérea, você pode fazer uma denúncia na ANAC pelo canal 163 ou www.anac.gov.br/faleanac.

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